O QUE SÃO

Pavimentos prefabricados
de betão

... ver mais

COMO SÃO

Aspetos do fabrico dos
pavês ...

APLICAR

Como executar e aplicar
pavimentos ...

... ver mais

DIMENSIONAR

Como dimensionar
pavimentos ...

... ver mais

COMO SÃO | Aspetos da prefabricação de pavimentos de betão


Como são fabricados os pavês em betão.

A Presdouro tem uma experiência adquirida de mais de 20 anos no fabrico de pavês em betão. A qualidade do produto final é resultado não apenas do somatório da adição de vários materiais com qualidade per si, mas também de bastantes tentativas e erro, da implementação de procedimentos e fundamentalmente da evolução constante em termos de equipamentos e investigação.


Dupla Camada
Corpo e Camada de Desgaste, camadas com espessuras e densidades distintas

Peças prefabricadas em betão por vibrocompactação, com dupla camada ou bicapa, ou seja um corpo e uma camada superficial de desgaste também designada como Camada de Finos (ou 2ª amassadura em termos de processo produtivo).
A camada de desgaste tem um betão mais rico com granulometrias de inertes diferente do corpo - composta por areias e cimento - sendo uma camada superficial de finos que confere o acabamento final às peças. A cor do pavê obtém-se através da introdução de pigmentos de cor na mistura da camada superficial.




Vibrocompactação multicamada
Vibrar e compactar betões diferentes na mesma peça

O processo de vibrocompactação consiste na compressão sucessiva de diferentes camadas de betão no interior de moldes mecânicos com vibração dos mesmos. Quanto maior for a pressão exercida na compactação maior é a consistência do produto final, no entanto é necessário um equilibrio entre a composição dos inertes, o teor de humidade da mistura, a dosagem de cimento e a pressão exercida, para se conseguir uma homogeneização do material.


A imagem ilustra a degradação de Pavês devida fatores relacionados qualidade da Camada de Desgaste:
# fraca consistência do betão devida a compactação insuficiente
# Composição do betão da camada de finos pobre, desagregação nas zonas de contacto entre peças (esquinas, cantos e bordos) e fissuração devida a carga rodoviária (corpo central)
Esta imagem é de um pavimento com cerca de 3 meses de utilização, numa zona de estacionamento de veículos ligeiros, localizado no Algarve.


Equipamento de fabrico dos pavês Presdouro
Zenith - Fully automatic stationary Multilayer Machine

Existem inúmeros fabricantes com diversos sistemas e equipamentos instalados para o fabrico de artefactos em betão, em Portugal, apenas alguns fabricam pavês com dupla camada. A qualidade final do produto depende obviamente da capacidade e especificação dos equipamentos de fabrico.
A imagem e as especificações técnicas de uma máquina Zenith fixa multicamada, idêntica ao sistema instalado para o fabrico de artefactos em betão.

Operation pressure

180 bar

Vibration force table

80 kN

Vibration force tamper head

35 kN




Especificações dos pavês Presdouro

Especificações e normalização dos artefactos em betão para pavimentos.

Resistência à compressão
NP EN1338/2009

3.6 Mpa

.
Resistência à abrasão
NP EN1338/2009

1 | F

Absorção de água

≤6%

Refira-se que a resistência à abrasão não é ensaiada nos laboratórios Presdouro, e que os ensaios de absorção de água apenas são realizados para obras de elevada agressividade ambiental.




Características
Betão, agregados e corantes

Cimento: O cimento utilizado é do tipo II/A da classe 42,5R e cimento branco tipo I da classe 52,5N.
Agregados: o grupo de agregados utilizados é composto por britas, areias e pó de pedra.
Água: a quantidade de água a utilizar depende do teor de humidade dos agregados, sendo por isso variável. Deve ser a suficiente necessária para a amassadura e cura do betão, não prejudicando o seu endurecimento.
Adjuvante: na constituição do betão é utilizado adjuvante.
Pigmentos: os pigmentos usados são inorgânicos e adicionados ao cimento. A tonalidade e cor devem ser uniformes em toda a peça, podendo a sua consistência ter variações, devidas às variações de tonalidade dos agregados. O produto de cor natural não leva qualquer pigmento.


A imagem ilustra a degradação de Pavês devida fatores intrínsecos à composição do betão:
# agregados com granulometria inadequada
# Espessura da camada de desgaste incorreta para o tipo de cargas
Esta degradação irá acentuar-se com os ciclos gelo/degelo provocando uma erosão constante da camada superficial das peças.

Processo de fabrico
Equipamentos e processos de fabrico do Pavê

Silos para armazenamento dos agregados .
Silos para armazenamento dos cimentos .
Estufa para cura dos produtos.
Central de betão Teka completamente automatizada dispondo de sensores de deteção de humidade, permitindo o ajuste automático da quantidade de água a adicionar a cada traço. A central pesa os agregados, o cimento e a água, conforme a receita previamente programada e mistura-os.
Máquina de moldar marca ZENITH HB 865 completamente automatizada.


O fabrico do pavê começa na Central de Betão, com a pesagem e mistura das diversas matérias-primas conforme a receita previamente introduzida. Critérios de aceitação:
1) Variação dos totais de consumos de agregados, cimento, cinza e adjuvante por Lote de Produção;
2) Relação entre quantidades Água/Cimento
A amassadura assim obtida é posteriormente enviada para a máquina de moldar.

Moldagem
A moldagem dos produtos é feita por vibro-compressão que consiste na colocação da amassadura dentro do molde metálico, com a ajuda de vibração, sendo comprimida pelo contra molde, a uma determinada pressão, fazendo-se simultâneamente vibrar todo conjunto.
Os lotes são identificados na linha de produção, aguardando os resultados de ensaios de conformidade antes de entrarem para a estufa.

Cura
O produto permanece na estufa com temperatura controlada até a cura estar completa.